quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Triângulo da Ilusão



Você pode cultuar muita coisa em sua vida. A Natureza, A Sociedade ou Seu Eu. Nenhum destes te dará tudo que precisa. A Natureza te oferece muito, mas também te toma sem piedade, ela não te dá Cultura, não te dá companhia, só te dá os meios de sustento. Cuide bem dela, mas não adore-a. A Sociedade é fantástica, ela te dá companhia, mas em geral volúveis ou circunstanciais, ela te dá Cultura, mas ela é volátil e mutante, inconstante demais e segue seus próprios rumos. A Sociedade não virá te ajudar nas tuas questões de alma, nas tuas angústias e aflições, aliás ela muitas das vezes será sua cabra("bode?") expiatória de todos os males, principalmente quando você ficar velho. Viva bem com a Sociedade, mas não adore-a. Enfim o seu Eu. Ele não lhe dá os meios de sustento, tampouco te dá Cultura, não sem que antes você alimente-se na Natureza e seja adestrado na Cultura, para então transformá-las ao seu bel prazer, de acordo com as limitações intelectuais, tecnológicas e sociais do seu tempo. Mas segundo alguns filósofos, o Eu também será teu maior inimigo, teu maior campo de exploração e descoberta. Há quem diga que se conhecê-lo bem, te irá bem. Respeite o seu Eu. Ame o seu Eu. Mas não adore-o. Ele não poderá lhe revelar o que veio antes da Natureza e da Sociedade, e o que virá após sua Vida. Mas resta um, a quem alguns Eus chamam de invenção de outros Eus, mas a quem chamo Deus. Este sim, poderá ser adorado, pois é o criador da Natureza e sobre ela domina, não está prezo as amarras e dogmas e ética de nenhuma Sociedade, e conhece o teu Eu como ninguém. Afinal, você só é capaz de perceber que tem um Eu, porque Ele lhe fez a sua imagem e semelhança. Adore pois a Deus. A Natureza, a Sociedade e o próprio Eu (seja de quem for), já tem seus próprios adoradores, e creia, são incapazes inundar-te de propósitos não só para a vida como para o que sucede a ela. Ótimo dia!

Nenhum comentário: